Wednesday, April 6, 2011

Dias Internacionais de Luta Anarcossindicalista contra as fronteiras e em solidariedade com trabalhadores/as imigrantes

O 24º Congresso da AIT decidiu (após uma proposta da AIT Portugal) que as Seções da AIT se mobilizassem para desenvolver durante as duas semanas antes do Primeiro de Maio de 2011 uma campanha anarcossindicalista internacional contra as fronteiras internacionais e em solidariedade com trabalhadores/as imigrantes.

Nós apresentamos uma citação da decisão:

Os problemas das fronteiras e da xenofobia são armas que o Estado, o Capital e os políticos de diversas tendências usam para dividir os/as trabalhadores/as, escondendo a verdadeira razão por trás da piora de sua condição. É dever de uma organização internacional de trabalhadoras/es revolucionárias/os internacionalistas, como a AIT, promover a solidariedade entre todos/as os/as trabalhadores/as, ‘nacionais’ ou não.

Particularmente na ‘fortaleza Europa’, onde a maioria das seções da AIT estão localizadas, os problemas da xenofobia, do racismo, do fechamento das fronteiras a trabalhadoras/as estrangeiras/os – enquanto elas estão abertas ao Capital –, deportações, a criação de uma classe de trabalhadores/as ilegais e de segunda classe, e o aprisionamento de imigrantes e refugiadas/os em centros de detenção estão muito presentes.

E com a atual crise capitalista que nós estamos vivendo deve-se esperar que imigrantes continuem a serem tratados/as como bodes expiatórios para os problemas criados pelo capitalismo. É por isso que devemos continuar a afirmar quem são os verdadeiros inimigos das/os trabalhadoras/es, aqueles que nos exploram a todos/as, imigrantes ou não.

Nós propomos que, nestes dias de luta, as Seções da AIT realizem reuniões, discussões, ações de protesto na frente de serviços estrangeiros e de fronteira e centros de detenção de imigrantes, e outras iniciativas, tornando esta luta uma forte questão nas manifestações de Primeiro de Maio.